domingo, 14 de fevereiro de 2010

ASTRONOMIA

Este campo é basicamente destinado aos estudantes do 6º ano de ensino fundamental, e a todos que tiverem curiosidade.


Astronomia: Ciência que estuda os astros e, no seu sentido mais amplo, tudo o que há nele e o que acontece no céu.
Diferentes conceitos de universo foram formulados, ao longo da história, pelas diversas sociedades. De maneira geral, essas concepções passaram por tês etapas históricas: a religiosa, a metafísica e a cientifica.




Pesquisadores, estudando vestígios (pegada, rastro) de povos antigos ou sítios arqueológicos, em varias regiões de planeta, encontraram sinais relacionados com astronomia na ERA PRÉ-HISTÓRICA.

Na idade antiga, o povo Sumério se destacou no estudo na astronomia. A suméria ocupava a Mesopotânia, região entre os rios tigre e eufrates, atualmente território de iraque.
A mais de 5000 a.c., os sumérios já desenvolveram uma astronomia cosiderada avançada para a epoca.
Cento e quarenta anos depois do nascimento de Cristo, na Grécia, Ptolomeu prôpos que em torno da terra, o centro do universo, giravam o sol, os planetas e as demais estrelas, esta teoria ficou conhecida como geocentrismo. quase quatro séculos mais tarde, o polonês Nicolau Copérnico, propunha que eram a terra e os demais astros que giram em torno do sol, era o heliocentrismo.
Dentre as teorias existentes para explicar a origem do universo, a mais aceita cientificamente é a teoria do Big-Bang, segundo esta teoria, todo o material que forma o universo estava aglomerado num único ponto no espaço, até que, há 13 ou 15 bilhões de anos, ocorreu uma grande explosão, lançando os pedaços ou fragmentos que se agrupariam para formar os corpos celestes e as galáxias que pode ser visto atualmente (você pode ler mais no tópico origem da vida neste blog), e logo começaram a se afastar, almentando as distancias entre sí.

CONHECENDO O UNIVERSO.
Nosso planeta,  a terra é apenas uma minuscúla esfera na imensidão  do espaço. Com outros sete planetas, ela gira ao redor de uma estrela, o SOL. (estrelas são enormes bolas de gás, em elevadissima temperatura graças a importantes reações que ocorrem em seu interior. No caso do sol, sua energia é resultante da constante fusão entre átomos de hidrogênio, formando átomos de hélio).
                                                                                              Átomos são a menor unidade da matéria.
Em uma noite límpida, podemos ver tantas estrelas no céu que temos a impressão de que são incontaveis.
Vista do céu escuro a noite.

Entretanto em uma noite extremamente favoravel podemos contar aproximadamente 2 mil estrelas. se pudéssemos ver toda a abobada celeste, ou seja, todo o céu em volta da terra, poderiamos enxergar cerca de 6 mil. (VALLE, 2004, ed do professor).
Mas, será que existem apenas 6 mil estrelas em todo o universo?  Ou são bilhões e bilhões de estrelas.
Outra questão importante a ser analisada é, porque só conseguimos enxergar estrelas a noite, a exceção do sol? Será que o sol é a maior estrela do universo, ou ele é simplesmente a mais brilhante?
As estrelas variam muito em seu brilho e tamanho, uma delas por exemplo a estrela Aldebarã, tem o brilho aproximadamente cem vezes maior que o do Sol. Existem também é claro estrelas com o brilho menor que o sol.
Mas e então, como fica a questão acima, o sol é a maior? Errado, o fato de só sermos capazes de enxergar o sol durante o dia é devido a sua proximidade com a terra.
Sim o sol é simplesmente a estrela mais proxima do nosso planeta, por isso conseguimos ve-lo durante o dia. 

 distância entre o sol e a terra, o desenho é meramente esquematico.


A distância entre o sol e a terra é de aproximadamente 150 milhões de quilometros, o que é uma distância muito pequena em termos astronômicos, a próxima estrela mais perto da terra é a estrela Centauri, que fica 240 mil vezes mais distante que o Sol. Por serem distâncias consideradas grandes, os números astronômicos são medidos em unidades próprias, como o ano-luz. A velocidade da luz é cerca de 300 000 000 mil quilometros por segundo, e leva aproximadamente 8 minutos para chegar do sol até o nosso planeta, com a mesma velocidade, a luz produzida pela estrela Centauri leva em media 4 anos, por isso dizemos que Centauri se localiza a 4 anos-luz de distância.
As reações químicas ocoridas em uma estrela produz grande quantidade de energia que é liberada na forma de calor e luz, sendo assim estrelas são capazes de produzirem LUZ PRÓPRIA, e são chamadas de astros Luminosos.


O Sitema Solar. 

O sistema solar é composto por uma estrela de brilho médio, o SOL, oito planetas que o orbiatm em um movimento chamado de translação, e outros astros, como asteróides, meteoros e demais corpos celestes.
Imagem tirada do Google imagens/sistema solar.

O SOL.
                                                        
O SOL possui um diâmetro aproximadamente 108 vezes maior que o diâmetro da terra, apresenta temperaturas elevadíssimas, chegando a milhões de graus Celcius (faça uma comparação com a temperatura corporal do ser humano, que é de aproximadamente 36,5 ºC). O Sol é considerado uma estrela de brilho médio, devido a sua temperatura, as estrelas além de serem diferentes em brilho e massa, suas cores varias de acordo com sua temperatura, as estrelas menos quentes são VERMELHAS, e as mais quentes são AZUIS. a superficie do SOL é AMARELA. portanto sua temperatura é mediana.
Os Planetas.

 
                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário