domingo, 14 de março de 2010

Os componentes químicos das células

As células de um modo geral possuem em sua estrutura ou simplesmente disperso em seu citoplasma substâncias químicas imprescindíveis para a vida. Estas substâncias podem ser divididas em dois grandes grupos, substâncias inorgânicas e substancias orgânicas.

Para que entendamos melhor as propriedades de cada uma vamos primeiramente defini-las.

Substâncias orgânicas: As substâncias orgânicas são formadas a partir dos arranjos do elemento químico carbono (C). O carbono é, por esse motivo, a base de todas as formas de vida que conhecemos. Para os químicos antigos, as substâncias orgânicas eram provenientes de fontes animais ou vegetais, e as substâncias inorgânicas seriam aquelas de procedência mineral. (Brasil Escola, 2010). São moléculas comumente sintetizadas pelos próprios organismos. Podem ser organizadas em: CarboidratosLipídiosProteínasVitaminas Ácidos Nucléicos.

Substâncias inorgânicas: São aquelas que não carecem necessariamente de arranjos do elemento químico carbono (C). Podem ser organizados em: Água e sais minerais.

Iniciaremos nossos estudos pelas substâncias inorgânicas.

Água.

Representa a maior parte em massa do seres vivos, o teor de água varia de acordo com Idade, Atividade metabólica , Espécie.
Idade: O teor de água é maior no período embrionário e tende a decrescer a medida que envelhecemos, um filhote humano é constituído por cerca de 85% de água, já uma pessoa na fase adulta tem este numero reduzido para 75%, enquanto que na velhice apresenta 70 %, isto devido à;

Atividade metabólica: Quanto maior a atividade metabólica de um organismo maior será seu teor de água, um bebê apresenta maior percentual de água visto que se encontra em fase de exponencial crescimento, evidentemente com atividade metabólica acelerada.

Espécie: Algumas espécies apresentam teor de água mais elevado que outras, a exemplo temos alguns celenterados (águas-vivas) que são constituidadas por 98 % de água, ou vegetais (esporos e sementes) apresentam entre 15 a 20 % de água.



(dados Sonia Lopes, 2005).

 1- Propriedades da água:

1.1 Solvente: A água é bipolar, (com dois pólos) um negativo e outro positivo, podendo combinar com anions ou cátions, ficando com capacidade de dissolver sais, gases, açucares, proteínas e ácidos nucléicos, por isto a água é dita como Solvente universal.

Substancias hidrofílicas: (gr. hydros: agua, phi/os: amigo). São substancias polares (com afinidade com a água): sais, gases, açucares, proteínas, ácidos nucléicos. São hidrossolúveis.

Observação: Polar dissolve polar.

Substancias hidrófobas: (gr. hydros: agua, phobos: aversao). São as substancias apolares (sem afinidade com a água): as gorduras, os óleos, os esteróides e algumas vitaminas. São lipossolúveis.

1.2 Transporte de íons e moléculas: A água atua como meio de transporte para diversas substâncias como íons e moléculas facilitando a entrada ou saída de tais substâncias.
 
1.3 Regulação térmica: Está propriedade merece particular atenção devida sua grande importância para os seres vivos.

Pelo seu elevado calor específico, a água ao evaporar-se, retira muito calor do corpo dos homeotérmicos(capacidade de manter a temperatura corporal constante), provocando o resfriamento da superfície corporal (suor).

O elevado calor específico, o elevado calor de vaporização e o elevado calor de fusão fazem da água a substancia ideal para compor os seres vivos nas mais diferentes temperaturas do planeta.

 
 
1.4 Ação lubrificante: Atua nas articulações evitando o desgaste dos ossos. 
 
1.5 Equilíbrio iônico e pH: Como a água dissocia a maioria dos sais, ela ira fornecer íons para 0 organismo, a medida que houver necessidade.



No meio intracelular, a água dissocia-se em seus íons componentes, isto e, (H+) e (OH-), que são,


respectivamente, ácido e base em iguais proporções o que mantém o pH em torno de 7 (neutro). No plasma sanguíneo, água combina com 0 CO2 e forma o íon bicarbonato, principal substancia tampão do plasma (manter 0 pH constante).

1.6 Reagente: Atua como reagente em vários processos como a fotossíntese que será estudado mais adiante.

Compreende-se por que a desidratação constitui um obstáculo para a vida, com a ausência de água o metabolismo cessa podendo levar o organismo a morte rapidamente.

“praticamente todo o oxigênio da terra já foi um dia parte de uma molécula de água, e voltará a ser, este é o ciclo da água.”

breve mais atualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário